Olá, quero compartilhar com vocês, mas etapa acadêmica do nosso curso de pedagogia.
Nesta etapa iremos dar inicio ao estágio na Escola Municipal Agnelo de Brito, situado no bairro da Boca do Rio em Salvador.
Esta escola no presente momento está instalada no anexo da escola IMEJA.
Porem uma demonstração de luta, de força por uma Educação de mudanças, ao qual parte da determinação da diretora Cristiane, pois exemplos de lutas e dedicação como este no campo educacional são raros. É com forte bravura desta diretora e dos profissionais da escola Agnelo de Brito, vamos construindo o conhecimento e questionando a nossa reflexão, diante a formação docente.
Relatório de Observação
O estágio de observação teve inicio no dia 02 de maio de 2012, sobre a regência da professora Conceição aos alunos do 5° ano. A rotina escolar se inicia com o acolhimento, oração, canção da África e a reflexão da diretora Cristiane após a entrada em sala de aula a professora faz a correção das atividades de casa, no entanto há uma grande dificuldade com a turma na correção, pois a sala no presente momento havia 10 alunos, o qual, apenas um respondeu as atividades enquanto os demais respondiam junto com a professora.
Dando andamento à aula a professora faz a distribuição do livro de português iniciando a leitura da “A Bela Fera”, no qual os alunos se entrosaram com a leitura e as perguntas sobre os sentimentos dos personagens feitos pela professora.
Conversamos com a professora a respeito da turma e as suas possíveis dificuldades, a mesma informou que o número de alunos matriculados são 24 mais que apenas 18 freqüentam, a ausência dos demais segundo ela foi por mudança de turno ou de escola, ainda afirmou que 18 alunos, apenas 3 (três) tem grandes dificuldades em todas as matérias, referente ainda a estes alunos, a professora Conceição destacou que devido a dificuldade dos mesmos em silabar palavras e armar contas eles ficam inquietos e agitam a turma e o desenvolvimento de seu trabalho com os demais. No momento da observação a turma estava tranqüila e na sala de aula todos cooperava com as atividades, a média de idade dos alunos é entre 10 e 14 anos.
A proposta pedagógica é definida pelo marco de aprendizagem, derteminado pela prefeitura, cujo plano de aula tem que ser aplicado em cima das propostas do marco de aprendizagem de forma anual ou bimestral.
2° dia de observação 03/05/2012
Como de rotina a professora Conceição deu inicio ao acolhimento e a oração, a canção de Agnelo de Brito e a reflexão da diretora Cristiane, pois já em sala a pedido da professora teve a chegada de uma mãe e foram para a diretoria devido ao comportamento da aluna.
A professora voltou da diretoria e continuou a aula, conversando com os alunos faltosos sobre a sua ausência após o feriado.
Será feita uma avaliação de história e geografia e antes de ser aplicada a professora fez um resumo, dialogando com os alunos.
Na escola já há um projeto Aprendendo com a Diversidade, onde o eixo é a pluralidade cultural. Dividido em dois temas; sendo que para o I bimestre o foco é: Eu e a minha história de vida (aprender a ser e a conhecer) – Porque somos diferentes?; Documentos; Formação do povo brasileira; Formação da família. Para o II Bimestre: Eu no meu espaço de vivencia (aprender a aprender e a fazer); Cidadania; Leis normas e regras; Direitos e deveres; Preservação do meio ambiente.
As atividades feitas em sala de aula contam com a dinâmica da professora Conceição em seus conteúdos, no entanto há uma grande dificuldade da mesma em transmitir os assuntos por insuficiência dos livros didáticos para toda turma.
3° dia de observação 04/05/2012
Rotina: acolhimento, oração, canção da paz, reflexão da diretora Cristiane “O cuidado da Escola”.
Em sala de aula a professora Conceição fez uma revisão oral para aplicar a avaliação de ciências após as avaliações dando continuação as aulas, a professora Conceição apresentou o conteúdo de matemática e foi passada uma atividade de classe. Para casa que são também são passada todos os dias. A professora Conceição é sempre muito atenciosa com seus alunos as atividades são observadas a acompanhada por ela.
Devido ao AC que acontece todas as sextas- feiras as aulas encerraram às 09h30min.
4° dia de observação 07/05/2012
A rotina deste dia contou com o acolhimento e a oração. Em seguida os alunos foram para suas salas de aula.
Em sala de aula a professora, perguntou aos alunos como foi o final de semana deles e dando continuação a aula, solicitou as atividades de casa, a qual, ninguém fez o exercício então a mesma suspendeu a correção, e mudou a didática perguntando aos seus alunos o que comemora no domingo e um dos alunos respondeu que seria o “dia da mulher”.
Explicando aos alunos que será o dia das mães, a professora Conceição, perguntou sobre a mãe de alguns alunos e a turma falou das qualidades de suas mães de forma breve e tímida.
A professora Conceição é sempre pontual em seus horários e dedicada ao aprendizado dos alunos, porem alguns alunos são pontuais quantos ao horário das aulas e outros só entram em sala de aula às 08:00.
A aula de português, com assunto travessão, dialogo e leitura de texto. Acompanhando o texto do livro a professora Conceição fez a leitura em voz alta e os alunos acompanharam a leitura, no entanto ao final a professora indagou a interpretação dos alunos sobre o texto. Após fez atividade em classe e em seguida a correção; todos os alunos fizeram as atividades.
Na seqüência a aula de matemática, assunto subtração, com explicação no quadro e logo após atividade no livro.
5° dia de Observação 08/05/2012
Bom! Enfim encerrada a nossa observação e como os demais dias houve a rotina escolar, iniciando com o acolhimento, oração e seria escutar o hino da Bahia, porém o som não contribuiu.
Durante estes cinco dias muitas foram às expectativas diante o que iremos transmitir a turma, o estágio de observação é uma pesquisa docente, a qual aprendemos a conhecer o ambiente que iremos aplicar a nossa proposta.
Como se já foi visto em outras linhas desta nossa expressão de aprendizado, observamos as diversas fases do cotidiano de uma escola municipal, desde a dedicação dos profissionais de educação da escola e até mesmo os demais profissionais, no objetivo de fazer uma educação melhor, pois como havia relatado antes a Escola Municipal Agnelo de Brito se encontra num anexo ao IMEJA.
Onde apenas um aluno entre 18 alunos faz as atividades de casa e que mesmo assim a professora Conceição em sua luta incansável não deixa de observar individualmente os seus alunos e de incentivar-los sobre a importância do aprendizado. E não deixando de lembrar das dificuldades diante o livro didático, o qual, não é suficiente para todos os alunos e que mesmo assim os meninos não deixam de fazer as atividades pois há o sistema de revezamento e a cobrança sobre os que não fizeram.
Mediante do que foi observado, citamos sobre um projeto que há na escola, sobre, partindo desta proposta aplicaremos a nossa prática pedagógica. Assim, de antemão a nossa idéia é de se construir um livro intitulado: “Eu e minha história de vida”, que irá enfatizar a diversidade, pluralidade, escrita, imaginação, valores, entre outros.
Este projeto nos fará conhecer mais cada um dos alunos e suas diferenças já estaremos intervindo no seu cotidiano escolar por mais ou menos um mês. As expectativas são enormes e contamos com a colaboração dos estudantes nesta interação e socialização que iremos trabalhar nesta breve semana.
Hino da África do Sul cantado toda quarta-feira