Desenvolver o Projeto Eu e minha história, na Escola Agnelo de Brito, nos promoveu conhecer melhor os alunos do 5º ano A, assim bem como o seu imaginário. Este projeto tem como proposta a confecção de um livro, no qual, os alunos são autores de sua própria história baseada no seu cotidiano, na sua realidade e no seu sonho de vida.
O Projeto Eu e minha história abordamos assuntos como identidade, documentos, família, moradia, comunidade, escola, diversidade e pluralidade. Aplicado á alunos com idades entre 12 e 14 anos, eles expressaram uma parte de sua vivência, um pouco de seu imaginário e mediante a sua boa vontade. À hora do projeto acontece no primeiro horário da aula, o qual, é um momento muito esperado por eles, pelo fato de estarem escrevendo em cada pagina um pouco de sua vida, apesar de alguns terem faltado, boa parte da sala concluiu o livro conforme nossas expectativas.
Inseridos em uma comunidade de baixa renda e de descendência negra, o fato que nos chamou atenção foi quando trabalhamos com o tema "Como eu sou?", onde a proposta era definir com as próprias palavras as suas características físicas, como raça de cada um, tipo de cabelo, cor dos olhos, sexo, altura e peso. A princípio alguns alunos, na troca por meio de dialogo afirmaram ter o cabelo "duro" e lhes explicamos que não há ser humano com este tipo de cabelo, exemplificando que duro é todo objeto concreto, como parede, entre outros. E pedimos para que eles nos dessem de exemplos de algo duro e se a partir daí dá para passar pente, maquina de cortar cabelo e que os tipos de cabelos são crespos, ondulados ou lisos. E ao passarem para o papel, ou seja, na sua página do livro, em uma sala composta por 12 alunos no dia, 3 alunos afirmaram ter realmente o cabelo crespo, 5 afirmaram ter o cabelo ondulado, porém apenas 2 de fato tinham este tipo de cabelo e 4 afirmaram ter o cabelo liso sem ter. Desta forma, podemos afirmar que o dialogo anterior sobre o tipo de cabelo de nada serviu, desde quando no pensamento das crianças já esta cheio de preconceitos e ao lhe perguntar eles disseram que o seu tipo de cabelo é como ele escreveu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário